Bibliografia


ALVES, Nilda. Sobre os movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Rev. Teias: Rio de Janeiro, ano 4, nº 7-8, jan/dez 2003.

____________. Decifrando o pergaminho - o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.13-38.

BARCHI, Rodrigo. Uma educação ambiental libertária. Rev. eletrônica Mestrado Educação Ambiental. ISSN 1517-1256, v. 22, janeiro a julho de 2009.

_______. Educação ambiental e (eco)governamentalidade. Ciência e Educação. Bauru, v. 22, n. 3, p. 635-650, 2016

BELINASO, L; GUIDO, L.E; SCARELI, G. (org.). Cinema, educação e ambiente. Uberlândia: EDUFU, 2013. 180p.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano II – artes de morar e cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2008.

FREIRE, Paulo. Ensinar não é transferir conhecimento In: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p. (coleção Leitura).

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GONZALEZ, S; RAMOS, A. T. Educação ambiental Autopoiética na vida cotidiana. Textura. Canoas/RS. v.16. n. 30. Jan/abr. 2014. p.86-106.

GODOY, A. A menor das ecologias. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

GUIMARÃES, L. B; SAMPAIO, M, V. O Dispositivo da Sustentabilidade: Pedagogias no contemporâneo. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35, 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais...Porto de Galinhas: Anped, 2012. 1 CD-ROM.

GUIMARÃES, L. B; Educação Ambiental, formação docente e pós-colonialismo. POIÉSIS. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Número Especial. Jul./Dez. 2012. pág. 78-87.

REIGOTA, M; RIBEIRO, A.; POSSAS, R. Trajetórias e narrativas através da educação ambiental. Rio de Janeiro. DP&A, 2003.

REIGOTA, M. Ecologistas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999. 211 p.

___________. Educação Ambiental: Utopia e Práxis. Marcos Reigota e Bárbara Heliodora (orgs). São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção cultura, memória e currículo ; v. 8)

 ______. A contribuição política e pedagógica dos que vêm das margens. Teias. Rio de Janeiro: ano 11, nº 21, jan/abr 2010. Disponível em: <http://www.e-
publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/download/24105/17083. Acesso em: 17 jul. 2017.

SPINK. Peter Kevin. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia & Sociedade. São Paulo, 20, ed. especial: 70-77, 2008.