Justificativa


O presente projeto se justifica na medida em que ele se inspira em concepções coletivas, solidárias, dialógicas e compromissadas com a formação de cidadãos e cidadãs, considerados como sujeitos de suas histórias e com potencial transformador de suas relações cotidianas. Tais relações cotidianas e comunitárias com o lugar vivido indicam, uma rede de saberes, histórias e narraticas, com relevantes contribuições políticas e pedagógicas, para pensarmos e problematizarmos o potencial político e pedagógico da educação patrimonial, entendida neste projeto, como um campo epistemológico que amplia os limites dos saberes disciplinares, uma vez que a educação patrimonial, percorre os caminhos da trasversalidade dos saberes, necessários e extremamente relevantes, às coletividades e aos diferentes espaços/tempos dos cotidianos escolares e dos processos formativos. Algumas perguntas problematizadoras justificam e inspiram este projeto, que considera a relevância do diálogo entre diferentes campos de saberes transversais: a educação patrimonial e as perspectivas ecológicas em educação. Neste caso, reforçando a coerência teórica e metodológica do projeto, apresentamos as seguintes preocupações e, ao mesmo tempo, as contribuições sociais e educativas que as ações pretendem oferecer: a favor de quem estudo? A favor de quem pesquiso? Contra o quê pesquiso? E, contra o quê estudo? Assim, nos questionamos: quais as contribuições políticas, éticas, culturais, pedagógicas e ecológicas, das narrativas, histórias, contos e encantos, dos moradores de Praia de Carapebus?
O bairro Praia de Carapebus nos revela encantos, localidades, temporalidades, personalidade, construções e, também, diferentes versões e narrativas, que coexistem no tempo presente, nas memórias das antigas familias, nos afetos com o lugar, habitando também a vida comunitária. Com as práticas educativas de educação patrimonial deste projeto, pretendemos reunir, registrar e aproximar os diferentes saberes culturais e ecológicos, oficiais e cotidianos, aos espaçostempos educativos e formativos, potencializando o diálogo pedagógico e transversal nos contextos formativos das escolas situadas no bairro Praia de Carapebus, aproximando professores/as e estudantes, por meio das “oficinas de mapas nas escolas”, “percursos temporais de conhecimentos” e das demais ações e práticas educativas e comunitárias contempladas no projeto Percursos temporais e afetivos pelos patrimônios culturais e ecológicos de Praia de Carapebus.