O
presente projeto se justifica na medida em que ele se inspira em concepções
coletivas, solidárias, dialógicas e compromissadas com a formação de cidadãos e
cidadãs, considerados como sujeitos de suas histórias e com potencial
transformador de suas relações cotidianas. Tais relações cotidianas e
comunitárias com o lugar vivido indicam, uma rede de saberes, histórias e
narraticas, com relevantes contribuições políticas e pedagógicas, para
pensarmos e problematizarmos o potencial político e pedagógico da educação
patrimonial, entendida neste projeto, como um campo epistemológico que amplia
os limites dos saberes disciplinares, uma vez que a educação patrimonial,
percorre os caminhos da trasversalidade dos saberes, necessários e extremamente
relevantes, às coletividades e aos diferentes espaços/tempos dos cotidianos
escolares e dos processos formativos. Algumas perguntas problematizadoras
justificam e inspiram este projeto, que considera a relevância do diálogo entre
diferentes campos de saberes transversais: a educação patrimonial e as
perspectivas ecológicas em educação. Neste caso, reforçando a coerência teórica
e metodológica do projeto, apresentamos as seguintes preocupações e, ao mesmo
tempo, as contribuições sociais e educativas que as ações pretendem oferecer: a
favor de quem estudo? A favor de quem pesquiso? Contra o quê pesquiso? E,
contra o quê estudo? Assim, nos questionamos: quais as contribuições políticas,
éticas, culturais, pedagógicas e ecológicas, das narrativas, histórias, contos
e encantos, dos moradores de Praia de Carapebus?
O
bairro Praia de Carapebus nos revela encantos, localidades, temporalidades,
personalidade, construções e, também, diferentes versões e narrativas, que
coexistem no tempo presente, nas memórias das antigas familias, nos afetos com
o lugar, habitando também a vida comunitária. Com as práticas educativas de
educação patrimonial deste projeto, pretendemos reunir, registrar e aproximar
os diferentes saberes culturais e ecológicos, oficiais e cotidianos, aos
espaçostempos educativos e formativos, potencializando o diálogo pedagógico e
transversal nos contextos formativos das escolas situadas no bairro Praia de
Carapebus, aproximando professores/as e estudantes, por meio das “oficinas de
mapas nas escolas”, “percursos temporais de conhecimentos” e das demais ações e
práticas educativas e comunitárias contempladas no projeto Percursos temporais
e afetivos pelos patrimônios culturais e ecológicos de Praia de Carapebus.